sexta-feira, 23 de setembro de 2011

George Orwel x Dias Atuais

George Orwel fez uma adaptação da Revolução Russa em Revolução dos Bichos, mostrando de uma forma mais fácil para entender.
Após a morte do velho Major, que pode ser associado a Nicolau II (czar), Snowball assume o poder junto com Napoleão. Eles implantam o animalismo, um modo de viver único, onde todos sao iguais; mas os porcos se sentiam superiores aos outros animais da fazenda, pois eles sabiam ler e escrever. Então, eles assumiram o poder. Começaram a ter privilégios que os outros animais não tinham. Eles começaram a se comportar como humanos, bebiam, assistiam televisão e dormiam em camas. Napoleão mandou matar Snowball, pois estava subordinando os outros animais. Bom, era como se fosse hoje: um típico trabalhador brasileiro, que trabalhou até a morte e morreu sem assistência médica.
Algumas coisas podem ser adaptadas ao nosso governo hoje, como os porcos que tinham privilégios, luxos que o povo não tem. Os porcos podem ser os nossos políticos que deixam as pessoas trabalharem até não aguentarem mais e depois negam um plano de saúde e botam na fila do SUS, enquanto os politicos tem os melhores convênios, nos melhores hospitais. A Revolução Russa teve um fim, mas deixou marcas que não podem ser apagadas.


Bianca Vasconcelos,  turma C32

Um comentário: